"Nosso principal adversário nessa campanha infelizmente não é nenhum candidato. É a nossa cultura política", declara Vanuza Valadares

Em entrevista exclusiva, pré-candidata na disputa pela Prefeitura de Porangatu comenta sobre diversos pontos da política local

O Goiás365 começou uma série de entrevistas com pré-candidatos a prefeito nas eleições 2020. Nesta primeira edição, a entrevistada é Vanuza Valadares (Podemos), que é pré-candidata a prefeita de Porangatu.

Confira a entrevista na íntegra:

Goiás365 – Como estão as articulações em busca de apoio de outros partidos para a sua pré-candidatura?
Vanuza Valadares – As articulações envolvem muito diálogo. Temos a necessidade e a coerência de ouvir todos os envolvidos, afinal nosso projeto ultrapassa as fronteiras do município, principalmente porque é também um projeto do governador Ronaldo Caiado. O apoio dele é fundamental na construção de políticas públicas que efetivem o desenvolvimento do município. No momento, os partidos que foram importantes na consolidação da vitória do governador, estão alinhados com o projeto da minha candidatura à Prefeitura de Porangatu.

Goiás365 – Já há nomes na disputa pela vice na chapa? Quais são?
Vanuza Valadares – Nosso grupo está unido nesse grande projeto de transformação de Porangatu. Todos os partidos políticos aliados, deverão participar dessa importante decisão. O nome escolhido deverá ser consenso entre todos, além de saber enxergar o momento histórico que estamos prestes a alcançar, que será a grande transformação da nossa cidade. Precisamos de alguém que chegue com toda a disposição para realizarmos de mãos dadas, todos os projetos que estão serão implementados.

Goiás365 – De maneira sintética, quais são as maiores carências de Porangatu?
Vanuza Valadares – Podemos citar a falta de transparência da Prefeitura municipal como o primeiro item na relação de carências. Não podemos ter negado o acesso às informações. É muito estranho o Portal de Transparência de um órgão público, totalmente desatualizado e sem as informações mais importantes. Precisamos enxergar com clareza as movimentações financeiras, por exemplo. A ausência de planejamento é outro item a ser mencionado. Falta em nosso município projetar as necessidades primárias. Não existe margens para enfrentar uma situação adversa, como a que estamos passando agora. Na infraestrutura, sentimos o descaso do governo anterior, que fechou os olhos para as necessidades de Porangatu, realidade que o governador Ronaldo Caiado está modificando. São grandes as demandas: Asfalto de qualidade. Não adianta continuar recapeando, pois logo em seguida voltam os buracos. Obras inacabadas como as creches, por exemplo. Precisam ser destravadas para que os serviços sejam de fato executados, beneficiando a população. A revitalização da Lagoa Grande é também uma das minhas prioridades. As escolas precisam ser inclusivas, atendendo as minorias por igual. Precisamos também constituir mais parcerias para formarmos mãos de obra para atender as demandas que virão, com a chegada de novas indústrias. A saúde lamentavelmente continuará sendo nossa grande carência. Estamos em uma pandemia onde não sabemos ao certo quanto tempo irá durar, mas temos esperança de dias melhores.

Goiás365 – Existe possibilidade de aliança com o Progressistas para as eleições deste ano já que os dois partidos estão na base do governador Ronaldo Caiado? Por quais razões?
Vanuza Valadares – Até o momento não cogitamos. O PP pode ser da base, porém, a posição do prefeito, que também é um pré-candidato, inviabilizaria essa aproximação. É claro que aqueles que são do partido e simpáticos ao nosso projeto, serão muito bem-vindos caso optem a caminhar com nosso grupo.

Goiás365 – Há possibilidade de composição com outro pré-candidato a prefeito?
Vanuza Valadares – O ideal seria se toda a oposição enxergasse o grande momento que nosso grupo está passando. É impossível um gestor trabalhar isoladamente, sem respaldo político. E nosso grupo hoje tem apoios importantes e de todas as esferas. Mostramos isso nos últimos meses, onde conseguimos que o deputado José Nelto e o senador Luis do Carmo destinassem recursos importantes para setores carentes, além é claro, do governador Ronaldo Caiado que abriu as portas dos gabinetes de todos os Secretários de Estado para que nos recebessem e ouvissem nossas demandas. O próprio governador demonstrou que nosso grupo será o grupo que ele irá pessoalmente acompanhar. Como abrir mão de uma oportunidade dessas? Eu gostaria que essa união pudesse existir. Que a oposição tivesse esse nível de consciência e se juntasse a nós. Vejo essa como a melhor oportunidade de transformação da nossa querida cidade.

Vanuza afirma que conta com o apoio do governador Ronaldo Caiado, do senador Luiz do Carmo e do deputado federal José Nelto – (Foto: Reprodução)

Goiás365 – Quem você considera como principal adversário político no município?
Vanuza Valadares – Nosso principal adversário nessa campanha infelizmente não é nenhum candidato. É a nossa cultura política. O brasileiro enxerga seus candidatos como se fossem um time de futebol. São movidos pela paixão. E isso atrapalha uma melhor análise de quem, naquele momento será mais importante para a cidade. Não só com bons projetos, pois sabemos que todos serão capazes de criar planos de gestão importantes, mas quem conseguirá de fato, coloca-los em prática?

Goiás365 – Quantos pré-candidatos a vereador vão caminhar ao seu lado na campanha?
Vanuza Valadares – Cerca de oitenta candidatos, distribuídos em oito partidos que compõem nossa base.

Goiás365 – Quais são as suas bandeiras de atuação?
Vanuza Valadares – Porangatu está tão carente em todas as áreas que não podemos nos limitar em algumas bandeiras. Claro que saúde, educação, geração de empregos e infraestrutura, estão à frente, mas vamos enxergar os problemas como um todo e buscar todos os recursos disponíveis para começar a saná-los logo no início.

Goiás365 – De que maneira o presidente do Podemos, deputado federal José Nelto tem contribuído para com o seu projeto?
Vanuza Valadares – O deputado José Nelto é um político extremamente atuante. O considero um dos meus padrinhos nesse grande projeto de transformação de Porangatu. A meu pedido, ele vem destinando muitas emendas para desenvolver nosso município. O deputado está me apoiando em tudo que solicito, demonstrando muito interesse em atender as demandas da nossa cidade. Assim como também não posso esquecer do senador Luiz do Carmo, um dos grandes aliados, que já destinou muitos recursos pra Porangatu e região norte.

Goiás365 – Se eleita, qual seria a sua primeira ação como prefeita de Porangatu?
Vanuza Valadares – Gostaria no primeiro momento, de reunir toda a classe política de Porangatu, instituições de ensino, entidades empresariais e filantrópicas, para juntos governarmos de forma harmônica, pensando na execução dos projetos que transformarão a nossa cidade em polo de desenvolvimento econômico-social e sustentável. Todos os pré-candidatos apresentarão ideias e propostas interessantes, que gostaria, com o apoio de todos eles, colocar em prática também. Quero convidá-los para essa união de ideias em um movimento histórico de transformação.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts