Pesquisas para prefeito mostram resultados antagônicos em Porangatu

Mensuração divulgada na terça-feira mostra Vanuza na liderança. Já nesta quinta-feira, outra pesquisa apresenta Márcio Luís como líder nas intenções de voto

As últimas pesquisas de intenção de voto para prefeito feitas em Porangatu e registradas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) mostram resultados antagônicos.

O levantamento estimulado da Fortiori Pesquisa, Diagnóstico e Marketing, publicado pelo Portal Excelência Notícias nesta quinta-feira (15), traz Márcio Luís (MDB) em primeiro, com 35% das intenções de voto, seguido por Vanuza Valadares (Podemos), com 31,1%, Pedro Fernandes (Progressistas) em terceiro, com 22,1%, e José Uilton (PT) em quarto, com 0,7%.

Já a pesquisa realizada pelo instituto Destake Pesquisas e Publicidades publicada no Jornal Opção na última terça-feira (13) trouxe resultados diferentes no cenário estimulado. Nesta pesquisa, Vanuza Valadares aparece em primeiro lugar, com 38,5% das intenções de voto, Pedro Fernandes em segundo, com 21%, Márcio Luís em terceiro, com 20,3%, e José Uilton (PT) em quarto lugar, com 2%.

Na pesquisa da Fortiori, Márcio Luís saiu do terceiro lugar no levantamento estimulado da Destake, com 20,3%, e passou para primeiro, com 35% das intenções de voto. Vanuza Valadares, que era a primeira colocada na Destake, com 38,5% das intenções de voto, ficou em segundo, com 31,1%. Portanto, comparado os resultados das pesquisas, Márcio Luís cresceu 14,7 pontos percentuais e Vanuza Valadares perdeu 7,4 pontos percentuais.

Já Pedro Fernandes, que era o segundo colocado na Destake de terça-feira, com 21% das intenções de voto, foi para terceiro na Fortiori, com 22,1%. Ele cresceu 1,1 ponto percentual, enquanto que Márcio Luís cresceu 14,7 pontos percentuais.

Diferenças

Na pesquisa Destake, Vanuza Valadares tem 17,5 pontos de frente sobre Pedro Fernandes e 18,2 pontos percentuais sobre Márcio Luís.

Já na pesquisa da Fortiori, Márcio Luís tem 3,9 pontos de vantagem sobre Vanuza Valadares e 12,9 pontos percentuais a mais em relação a Pedro Fernandes. Na Destake, Pedro Fernandes era o segundo, com 0,7 de frente sobre Márcio Luís.

Os números do levantamento estimulado entre Vanuza Valadares e Márcio Luís estão, se comparados os dois resultados, muito acima da margem de erro. A mesma coisa ocorre entre Pedro Fernandes e Márcio Luís quando também são comparados os dois resultados.

São números de pesquisas diferentes feitas na mesma semana e publicadas na semana seguinte com resultados antagônicos, provavelmente por terem metodologias diferentes. Mesmo assim, é preciso que a Justiça Eleitoral fique atenta para evitar que pesquisas manipuladas confundam a cabeça do eleitor.

Dados

A pesquisa Destake foi registrada na Justiça Eleitoral com o protocolo GO-00159/2020. Foram ouvidos 418 eleitores no dia 7 de outubro. A margem de erro do levantamento é de 4 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Já a pesquisa Fortiori ouviu 408 eleitores entre os dias 6 e 8 de outubro. A margem de erro máxima da pesquisa é de 4,0% para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. Foi registada na Justiça Eleitoral com o número GO-07567/2020.

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts