Prefeitura coordena operação emergencial para retirada de fios inúteis dos postes de Goiânia

Representantes da Prefeitura, do Ministério Público, do setor de telecomunicações e da Equatorial definem ações emergenciais – (Foto: Yasmine de Paiva/Secom Goiânia)

Reunião com representantes do Ministério Público, do setor de telecomunicações e da Equatorial definiu o cronograma do programa Cidade Segura

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência de Regulação de Goiânia (AR), realizou nesta quarta-feira (15/10) a primeira reunião técnica do projeto Cidade Segura, que definiu o início dos trabalhos voltados para a retirada de fios soltos, baixos ou irregulares em postes de energia e telecomunicações.

O encontro reuniu representantes do Ministério Público de Goiás (MP-GO), da Equatorial Energia e da Associação das Empresas Prestadoras de Serviço de Telecomunicação e Internet do Centro-Oeste (Aspres).

O início dos trabalhos será no dia 23 de outubro, às 7 horas, nas avenidas 85 e 24 de Outubro. O projeto terá 90 dias de atuação emergencial em pontos críticos identificados em toda a cidade. Hoje, existem cerca de 75 mil linhas de telefone fixos fora de operação ainda presas nos postes da capital.

Prioridade

De acordo com o presidente da Agência de Regulação de Goiânia, Hudson Novais, a prioridade é o atendimento emergencial em diferentes pontos. “Vamos trabalhar com um sistema emergencial, onde temos fios caídos, fios baixos, trazendo insegurança aos munícipes e atrapalhando a mobilidade. Esses 90 primeiros dias serão para resolver os problemas mais graves e acentuados na nossa cidade”, afirmou.

Hudson destacou ainda que será feita a destinação ambientalmente correta dos materiais retirados. “O resultado disso serão os fios retirados. Nós não podemos jogar esse material no aterro. Então, nós vamos dar a destinação ambientalmente correta”, frisou.

Ações preventivas

O presidente da Aspres, Romenig Antônio de Lima, destacou que mais de 200 provedores atuam em Goiânia e que muitos já iniciaram ações preventivas. “Todo cabo que estiver solto, cortado ou caído no chão será retirado. Vamos atuar de forma emergencial nas principais avenidas indicadas pela Prefeitura e, paralelamente, os provedores já vão fazer limpeza nos locais onde estão instalando novos serviços”, destacou.

Denúncias

Durante a reunião, foi anunciada a criação de um aplicativo com geolocalização para que a população possa registrar denúncias de cabos irregulares diretamente do celular.

Enquanto isso, a Agência de Regulação de Goiânia mantém o canal de denúncias exclusivo por mensagem, no número (62) 3524-1075, onde o cidadão pode informar casos de fios soltos, baixos ou inativos. O denunciante deve enviar foto do local e endereço completo da ocorrência.

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