Proposta para priorizar, em caráter excepcional e extraordinário, a vacinação contra a covid-19 às gestantes ou puérperas é apresentada pelo deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania). O parlamentar tem como base para o projeto um estudo do International Journal of Gynecology and Obstetrics intitulado, The Tragedy of covid-19 in Brazil, em que aponta para a gravíssima realidade na qual o País se encontra, cuja razão de mortalidade de pessoas gestantes e puérperas por covid-19 é, sozinha, equivalente a 77% de todas essas mortes no mundo, em todos os demais países somados. O processo, de nº 5161/21, foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
“Atualmente, em nenhum lugar do mundo, morrem mais pessoas gestantes e puérperas por covid-19 do que no Brasil”, ressalta Cruvinel. No entendimento do parlamentar, esse montante é tão acentuado que a sua proporção é superior ao somatório de todas as mortes de pessoas gestantes e puérperas, por covid-19 em todos os países do mundo juntos. Mais uma vez, por meio de levantamento realizado por enfermeiras e obstetras brasileiras ligadas ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o deputado aponta para a necessidade da providência de forma emergencial.
Conforme a pesquisa por ele assinalada, foram analisados dados do sistema de monitoramento do Ministério da Saúde, o Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe). “Conforme os cientistas, o risco aumentado para as pessoas gestantes e puérperas está relacionado à imunodeficiência relativa associada a adaptações fisiológicas durante o período da gravidez”, afirma.
No levantamento, foram assinalados elementos como o atendimento pré-natal de baixa qualidade ou escasso, a falta de recursos para cuidados críticos e de emergência, disparidades raciais no acesso aos serviços pré natal e neonatal, violência obstétrica, além das barreiras adicionais colocadas pela pandemia para o acesso aos demais serviços e cuidados de saúde também são fatores que corroboram para essa altíssima razão de mortalidade no Brasil. “A mesma pesquisa indica, ainda, que a maior parte das complicações decorrentes da covid-19 que acarretam óbitos e consequências graves para as pacientes ocorrem durante o estado puerperal”, frisa.
Virmondes cita, ainda, o resultado de diversos estudos que mostram a severidade da situação, não apenas considerando a potencialidade letal da doença quando adquirida por pessoas gestantes e puérperas. “Para além do crítico cenário de óbitos decorrentes da covid-19, há que se considerar, igualmente, as sequelas e complicações decorrentes daquelas que, conquanto não venham a falecer, são infectadas pela doença e desenvolvem gravíssimas consequências”, completa.
O deputado lança mão dos agravantes evidentes de números relacionados à covid-19, com os graves quadros de pré-eclâmpsia, abortos espontâneos, parto prematuro e morte perinatal. “Os pesquisadores concluem que grávidas devem ser priorizadas por fazerem parte do grupo de risco, considerando que precisam de atenção especial quando desenvolvem a doença”, acentua o legislador.
Por fim, o deputado pontua o que expõe a Nota Técnica nº 467/2021, do Ministério da Saúde, publicada em 26 de abril, que determina a colocação das gestantes e puérperas no grupo prioritário de Fase I da vacinação contra a covid-19, mas apenas para as que tenham comorbidades, o que vai contra todas as recomendações aqui citadas, e contra as orientações especializadas.
Related Posts
Em renegociação de dívida de crédito rural pela Lei 13.340/2016, cada parte responde pelos honorários de seu advogado
Havendo renegociação de dívida inscrita em cédulas de crédito rural pignoratícias e hipotecárias, com base na Lei 13.340/2016,…
3 de maio de 2021
Valor da Produção Agropecuária de 2021 deve ser o maior desde 1989
A projeção do Valor da Produção Agropecuária (VBP) deste ano aumentou, em valores reais, 12,4% em relação ao…
23 de abril de 2021
Brasileiro Feminino: São José vence e Flamengo empata com Napoli
Dois jogos encerraram na tarde desta quinta-feira (22) a 2ª rodada da Série A1 (primeira divisão) do Campeonato…
23 de abril de 2021
Balança comercial tem melhor saldo da história para meses de abril
Beneficiada pela alta das commodities (bens primários com cotação internacional) e pela recente mudança de metodologia, a balança…
3 de maio de 2021