Os perfis burlavam o sistema e a política de uso da rede social
O Facebook derrubou nesta quarta-feira (08) 88 contas, entre perfis, grupos e páginas no Facebook e no Instagram, que eram movimentados por funcionários dos gabinetes do presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem Partido), de seus filhos Eduardo e Flávio e dos deputados estaduais do Rio de Janeiro, Anderson Moraes e Alana Passos, ambos do PSL.
“Ainda que as pessoas por trás dessa atividade tentassem ocultar suas identidades e coordenação, nossa investigação encontrou ligações a pessoas associadas ao Partido Social Liberal (PSL) e a alguns dos funcionários nos gabinetes de Anderson Moraes, Alana Passos, Eduardo Bolsonaro, Flávio Bolsonaro e Jair Bolsonaro”, declarou a rede social.
Conforme justificativa apresentada pela rede social, os perfis foram derrubados por enganar o público, além de não informar a verdadeira identidade dos responsáveis pelas contas desde o período eleitoral de 2018. Ao todo foram derrubadas 35 contas, 14 páginas, um grupo no Facebook e 38 contas no Instagram.
“Em cada um dos casos, as pessoas por trás da atividade coordenaram entre si e utilizaram contas falsas como parte central de suas operações para se ocultar, e é com base nessa violação de política que estamos agindo. Quando investigamos e removemos tais operações, nos concentramos no comportamento, e não no conteúdo”, informou a rede social por meio de nota.
Além disso, os perfis representavam pessoas fictícias, que publicavam informações simulando a atividade de imprensa. De acordo com a rede social os perfis tinham uma audiência superior a 2 milhões de usuários.
“A maioria dessas redes que removemos hoje mirava audiências domésticas em seus próprios países e estava ligada a entidades comerciais e pessoas associadas a campanhas políticas ou gabinetes de políticos com mandato. Temos descoberto e agido contra figuras políticas por comportamento inautêntico coordenado, e sabemos que elas continuarão tentando ocultar a origem de sua atividade”, declarou o Facebook por meio de nota.
Dados dos perfis derrubados:
- Presença no Facebook e Instagram: 35 contas, 14 Páginas e 1 Grupo no Facebook e 38 contas no Instagram
- Seguidores: Cerca de 883.000 contas seguiam uma ou mais dessas Páginas no Facebook, cerca de 350 pessoas se juntaram ao Grupo, e cerca de 917.000 pessoas seguiam uma ou mais dessas contas no Instagram
- Publicidade: Cerca de US$1.500 gasto com anúncios no Facebook, pago em reais