Goiás lidera ranking nacional de redução de gastos

Avaliação é do Ministério da Economia

De janeiro a junho, queda nos gastos públicos alcança 8% na comparação com mesmo período do ano passado. Desde abril, governo estadual executa plano de contingenciamento para mitigar impacto da pandemia nas finanças. “Isso tudo é gestão, é aplicação correta do dinheiro”, resume governador Ronaldo Caiado (DEM).

Relatório divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Ministério da Economia, mostra que Goiás foi o Estado com maior redução de despesas no País, em 2020. De janeiro a junho, a queda nos gastos públicos alcançou 8% em comparação ao mesmo período do ano passado, apesar de todos os recursos investidos no enfrentamento à pandemia da Covid-19, desde março último.

Somente seis Estados, entre as 27 unidades federativas, conseguiram reduzir seus gastos neste período. Outro destaque, conforme o relatório, é que Goiás está entre os entes que têm menor dependência das transferências da União. Os recursos próprios do Tesouro Estadual representam 82% da receita corrente total, enquanto as transferências federais representam 18%.

Os dados estão no Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) com foco nos Estados e no Distrito Federal. A publicação apresenta dados fiscais consolidados de todos os entes federativos, com a reunião das informações da execução orçamentária do Executivo, Legislativo e Judiciário. Também estão inclusas as informações do Ministério Público e Defensoria Pública em todas as esferas – Federal, Estadual, Distrital e Municipal.

Total
10
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts