Expectativa é de ganho de 30% na velocidade operacional, aumentando de 16 km/hora para 21 km/hora no horário de pico
O prefeito Sandro Mabel incrementou o uso da Inteligência Artificial (IA) no processo de metronização do transporte coletivo de Goiânia. Nesta segunda-feira (19/5), ele inaugurou o primeiro trecho dessa inovação no BRT Leste-Oeste, entre o Terminal Novo Mundo e a Praça da Bíblia.
Segundo o prefeito, os corredores BRTs precisam ser otimizados, tornando o transporte coletivo uma opção viável para os usuários. “Ao sair da estação, o ônibus já conta com um aparelho que começa a conversar com os semáforos. Os semáforos, por sua vez, começam a saber da proximidade dos ônibus e fazem uma programação com inteligência artificial, que mostra qual é o melhor jeito de ele abrir e fechar para que os ônibus possam passar. Ou, no caso, o menor tempo que ele possa ficar parado”, destacou.
A Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) informou que, com a metronização, a expectativa é de elevação de 30% na velocidade operacional – passando de atuais 16 km/hora nos horários de pico para mais de 21 km/hora, índice compatível com padrões de sistemas Bus Rapid Transit (BRT).
As inovações, disse Mabel, possibilitam alternativas para os usuários. “Tem outros corredores de ônibus que também serão feitos. O transporte coletivo de Goiânia vai melhorar. Vamos voltar àqueles ônibus menores sob demanda, os antigos citybus. Então, nós iremos fazer para que cada vez mais a pessoa deixe o carro em casa e saia de transporte coletivo. Quanto mais ele deixa o carro em casa, mais o trânsito vai andar”.
Praça Cívica até o Terminal Isidória
O secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, destacou que está prevista, para junho, a inauguração do trecho entre a Praça Cívica até o Terminal Isidória, que contempla o BRT Norte-Sul.
“Começamos com esse trecho agora, é o primeiro trecho que liga o Terminal Novo Mundo ao da Praça da Bíblia. Fizemos o teste, funcionou muito bem, a performance do sistema continua, nós estamos há mais de três semanas nesse processo, e o resultado agora é realmente beneficiar o transporte público”, afirmou Tarcísio.
O presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Murilo Ulhôa, destacou que, normalmente, os ônibus que transitam no trecho inaugurado nesta segunda-feira faziam quatro paradas. Com a metronização, esse número caiu para apenas uma.
Velocidade operacional do Bus Rapid Transit
Atualmente, mesmo trafegando em corredores exclusivos, os BRTs Leste-Oeste e Norte-Sul não atingem a velocidade operacional esperada para um Bus Rapid Transit, cuja missão é oferecer um transporte rápido, eficiente e com prioridade no trânsito urbano.
Essa priorização se dá por meio de um conjunto de tecnologias que sincroniza os semáforos e gerencia o tráfego dos ônibus, promovendo fluxo contínuo. Por meio de sensores instalados nas vias e corredores dos ônibus, o sistema identifica a aproximação do veículo do transporte coletivo, envia o sinal para uma central de controle que calcula o tempo necessário para abertura e fechamento do semáforo, mantendo-o aberto por mais tempo.
Termo de Cooperação
Anunciada pelo prefeito Sandro Mabel em janeiro, a metronização, tanto do BRT Norte-Sul quanto do BRT Leste-Oeste, é fruto do Termo de Cooperação entre a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e o RedeMob Consórcio.