Na COP30, vereadora Kátia articula inclusão do Cerrado no Fundo Florestas Tropicais para Sempre

Vereadora Kátia Maria e a primeira-dama Janja da Silva – (Foto: Reprodução)

Parlamentar é a única representante de Goiás no evento que trata sobre o clima

Durante sua participação na COP30, em Belém (PA), a vereadora Kátia (PT), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Goiânia, intensificou sua articulação junto à presidência da conferência, à Presidência da República e ao Ministério do Meio Ambiente para garantir que o bioma Cerrado seja incluído entre os beneficiários do Tropical Forests Forever Facility (TFFF), em português Fundo Florestas Tropicais para Sempre, o novo fundo global de financiamento climático anunciado durante o evento.

A vereadora, que participa pela terceira vez da Conferência das Partes da ONU sobre o Clima (COP), foi a única parlamentar do estado de Goiás presente na abertura oficial da COP30 e tem integrado, na conferência, importantes mesas de debates sobre emergências climáticas, participação feminina e empreendedorismo sustentável. Nesta edição, Kátia também concentra esforços em levar o Cerrado ao centro das discussões internacionais sobre clima e financiamento ambiental.

“A COP30 é uma grande oportunidade para colocarmos o Cerrado com o protagonismo necessário nas ações do clima”, afirma a vereadora. “Nosso objetivo é mostrar que o Cerrado precisa estar no centro das prioridades de financiamento climático”, completa.

Como parte dessa articulação, Kátia encaminhou um ofício à primeira-dama Janja Lula da Silva, solicitando que o Cerrado seja explicitamente incluído no escopo do TFFF como bioma elegível para investimentos. O documento, que será também entregue à presidência da COP e à ministra Marina Silva, propõe medidas técnicas e políticas para assegurar o reconhecimento do Cerrado na estrutura do fundo, atualmente voltado principalmente às florestas de copa fechada, como a Amazônia.

Total
0
Shares
Related Posts