Vanuza Valadares articula ações para fortalecer Porangatu e municípios do Norte

Prefeita eleita, Vanuza Valadares comanda reunião com prefeitos do Norte de Goiás – (Foto Divulgação)

Prefeitos e vereadores estiveram reunidos com a gestora e com seu vice, Capitão Pires, quando discutiram melhorias para os municípios da região

A prefeita eleita de Porangatu, Vanuza Valadares (Podemos), promoveu uma reunião com prefeitos da região norte do estado nesta quinta-feira (17). Durante o encontro, os convidados tiveram oportunidade de explanar o histórico político e social de suas cidades, elencando as expectativas e os principais problemas que afetam a população local e impedem diretamente o desenvolvimento do município. 

Foi observada pela mesa diretora dos trabalhos que muitos dos entraves relatados pelos gestores são, por vezes semelhantes, e que é necessária a busca conjunta de soluções para esses conflitos por meio das parcerias junto aos governos do Estado e Federal. 

Vanuza destacou que uma política de desenvolvimento social que gere resultados positivos passa primeiro pela união das lideranças políticas da região. “Não dá pra trabalhar sozinho ou se separando por questões partidárias, sendo que os interesses são similares e precisam do esforço de todos pra se chegar ao principal objetivo que é oferecer qualidade de vida e dignidade ao povo que nos elegeu”, disse ela. 

O deputado José Nelto (Podemos), que também participou do encontro com os prefeitos se colocou à disposição dos gestores municipais que precisarem de sua interposição na Câmara Federal.

Foi discutido entre os objetivos da pauta a formalização de uma agenda constante com o governador Ronaldo Caiado (DEM) para levar as demandas que possam ser transformadas em ações de governo nos próximos anos. O plano pretende dar seguimento às obras inacabadas e buscar a execução de outras necessárias a cada cidade representada. 

Também foram mencionadas no encontro, as potencialidades da região. O Norte do Estado é uma região estrategicamente localizada, no centro do País, sendo contemplada por dois dos principais eixos viários e ferroviários de transportes do Brasil, a BR-153 e a Ferrovia Norte-Sul.  

A duplicação da BR-153, que está prestes a acontecer, deve beneficiar muito a região, gerando emprego e renda, fortalecendo bastante a economia de Porangatu e municípios vizinhos.

O governador Ronaldo Caiado já garantiu implementar esforços de instituir benefícios fiscais, reduzindo a tarifa de impostos para o Norte goiano que deve movimentar e atrair indústrias que vão beneficiar os moradores de Porangatu e região. 

Entre as ações propositivas do encontro foram destacadas o fortalecimento da Associação do Municípios do Norte Goiano (Amunorte). Em janeiro deste ano a Amunorte elaborou junto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) uma cartilha contendo estatísticas das principais carências e potencialidades dos municípios do Norte de Goiás.

A próxima reunião com os prefeitos do Norte goiano deve acontecer em fevereiro de 2021, sendo mediada por representantes da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts